• Instagram Dra Christiani Martins
  • Facebook Dra Christiani Martins
Buscar
  • Dra Christiani Martins

O prognatismo mandibular consiste em uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos.


O prognatismo mandibular consiste em uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos. É caracterizado pelo excesso de crescimento mandibular (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), causando uma mordida cruzada anterior e um perfil facial côncavo.

O prognatismo é uma anomalia que altera consideravelmente a harmonia do rosto e pode causar grandes deformidades faciais. As pessoas com esse tipo de alteração possuem o lábio inferior maior e mais avançado que o superior e um queixo mais proeminente e volumoso, características que podem causar um aspecto de aparência raivosa.

O prognatismo também pode causar problemas com alterações no correto encaixe dos dentes, resultando em uma má oclusão, assim como alterações na respiração e mastigação. O tratamento consiste de fases distintas.

Primeiramente, o paciente deve consultar o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial para ser definido o diagnóstico e o plano de tratamento. O tratamento inicia com a correção ortodôntica para posicionar os dentes corretamente nos maxilares.

Esta fase tem a duração conforme a complexidade dos problemas dentários, em média de 12 a 24 meses. Na fase ortodôntica do prognatismo, a função do ortodontista é corrigir os arcos dentários e isso implica alinhamento, nivelamento, correção de giroversões dentárias, posicionando os dentes sobre o osso basal e a obtenção da inclinação adequada dos dentes (descompensação dentária) quanto mais descompensados estiverem os arcos dentários, melhor será o resultado estético e funcional final.


Dra. Christiani Martins F Oliveira

📌CROSP 54850

📌Avenida dos Expedicionários, 716

Jd Calegaris -Paulínia- SP

☎️ (19) 99991-6302


Sua melhor dentista em Paulínia, Dra Christiani Martins é Ortodontista Invisalign Doctor, trata criança e adulto.

0 visualização